Educar é um verbo, ou seja, uma ação e conforme o dicionário significa dar a (alguém) todos os cuidados necessários ao pleno desenvolvimento de sua personalidade. Ou ainda: transmitir saber a; dar ensino a; instruir.
No catecismo da educação diz “A educação é a arte de cultivar, exercitar, desenvolver, fortificar e polir todas as faculdades físicas, intelectuais, morais e religiosas, que constituem nas crianças a natureza e a dignidade humanas; dar a estas faculdades uma perfeita integridade; elevá-las à plenitude de sua força e de sua ação. E, deste modo, formar o homem, prepara-lo a bem servir a pátria nos diversos cargos sociais, que um dia seja chamado a desempenhar através da jornada da vida; e assim, num alto pensamento, conquistar a vida eterna, enobrecendo a vida presente. Eis a obra e o fim da educação.” (MGR.DUPANLOUP, Da educação, t I, pág.2)
Esta ação inicia-se no sacramento do matrimônio e no amor conjugal que devem estar por si ordenados para a procriação e educação dos filhos. (Carta Encíclica Humanae Vitae).
A educação entra na lógica de paternidade e da maternidade, é para a criança uma condição de formação e de salvação; sendo para os pais um meio de cumprirem a Lei de Deus, que lhes pedirá contas do depósito que lhes confiou. (Catecismo da Educação). Educar é obrigação primeira dos pais e sabendo que somos filhos de Deus e nossos filhos também o são; não podemos ignorar o que nos diz a Palavra de Deus. “Ensina à criança o caminho que ela deve seguir; mesmo quando envelhecer, dele não há de se afastar. (Pr 22,6) No Salmo 77 também nos indica que nada podemos ocultar como pais a nossos filhos acerca do que o Senhor fez para nós. Isso inclui testemunhar as maravilhas que Deus operou em nossas vidas, ensinar a orar e os mandamentos da Lei de Deus, ser fiel a doutrina e obedecer à Deus com amor e temor.
Os primeiros educadores são os pais “A educação para a fé por parte dos pais deve começar desde a mais tenra infância.” (Catecismo da igreja Católica, 2221-2222; 2226)
Nessa tarefa de educar em Cristo nos dias atuais os pais precisam ser claros, decididos e corajosos para irem na direção oposta a influência negativa tão forte que os filhos sofrem em diversos ambientes onde para muitos não há mais verdade absoluta, tudo é relativo e sobrepõe o próprio eu e as suas vontades.
Para podermos cumprir com nossa missão de educar em Cristo é preciso apresentar Cristo às crianças, sendo assim precisamos estar cada dia mais próximos e íntimos Dele, Aquele que foi e que é o grande educador.
Ao lermos a Palavra de Deus vamos nos deparar com passagens que nos apresentaram o contexto que menciona: “Jesus pôs-se novamente a ensinar, à beira do mar….” (Mc 4, 1); “Quando chegou o dia de sábado, começou a ensinar na sinagoga.” (Mc 6, 2)
Jesus é o exemplo para nós pais e educadores de nossos filhos: a maneira como Ele lidava com as diversas situações que Lhe eram apresentadas; demonstrou Sua atenção a todos que Lhe queriam dirigir a palavra, valorizou cada momento com a pessoa única que estava a Sua frente, encorajou, orientou, se relacionou demonstrando Seu afeto, Seu amor, viveu a vida fraterna em família, Se compadeceu do próximo, Se doou sem receber nada em troca, ensinou o caminho correto a ser seguido, ensinou como orar para que a oração chegue à Deus Pai, demonstrou Sua intimidade e obediência aos Seu pais (Maria e José) e também à Deus Pai, mostrou a maneira como devemos viver o amor e o perdão diário, nos deixou ensinamentos que nos levam ao Paraíso, nos indicou de que maneira devemos nos portar: humildes e obedientes a vontade do Pai.
E assim devemos ensinar aos nossos filhos e educa-los através da nossa vivência em família, nos fazendo presente na vida de nossos filhos; demonstrando nosso amor primeiramente à Deus, em seguida ao nosso cônjuge e aos nossos filhos; e também corrigindo-os quando necessário para que tenham sempre no coração o que é correto, verdadeiro e valioso segundo os ensinamentos de Deus.
“Aquele que poupa a vara, quer mal ao seu filho; o que ama, corrige-o sem demora.” (Pr 13,24)
Nossos filhos precisam ver e sentir que vale apena ser de Deus, que o bem mais precioso que temos é a família que Deus nos concedeu, que mesmo que venham as dificuldades, continuamos orando, seguindo os ensinamentos de Cristo pois Deus sempre honra os Seus e nada devemos temer.
“Lindas palavras sem bom exemplo não valem de nada.” (São João Bosco)
O educar em Cristo se faz mais necessário do que jamais foi visto na história pois fomos criados por Deus, para Deus e em Deus, nossa alma anseia por Ele e por este motivo podemos ver hoje tantas crianças e jovens depressivos, ansiosos, desregrados, perdidos; buscando encontrar algo que somente encontrarão em Deus. O fim último da educação é Deus. Santo Agostinho nos diz: “Criaste-nos Senhor, para vós, e o nosso coração está inquieto enquanto não repousa em Vós.”
Aline Rosa Camargo Hess.
Consagrada.