Transfiguração

Propósitos para Quaresma

Escolher um propósito para a Quaresma é uma prática comum para muitas pessoas que seguem tradições cristãs. Aqui estão algumas etapas que você pode seguir para selecionar um propósito significativo para este período:

  • Reflexão pessoal: Reserve um tempo para refletir sobre áreas de sua vida que você gostaria de melhorar ou aspectos em que gostaria de crescer espiritualmente durante a Quaresma.
  • Identifique áreas de foco: Considere áreas como sua relação com Deus, suas relações com as pessoas, seus hábitos de saúde, seu compromisso com a caridade.
  • Seja específico: Em vez de escolher algo vago como “ser uma pessoa melhor”, pense em metas específicas e alcançáveis. Por exemplo, se você quiser melhorar sua relação com Deus, pode se comprometer a rezar diariamente o terço, fazer jejum, ir a igreja e participar das missas diárias e principalmente do tríduo.
  • Desafie-se: Escolha algo que represente um desafio para você, mas que ainda seja realizável com esforço e compromisso.
  • Seja realista: Certifique-se de que seu propósito seja realista e prático para o seu estilo de vida e circunstâncias pessoais. Não se sobrecarregue com

objetivos impossíveis de alcançar.

  • Compromisso e persistência: Uma vez que você tenha escolhido seu propósito, comprometa-se com ele e permaneça persistente, mesmo quando enfrentar desafios ou contratempos.
  • Avaliação contínua: Durante a Quaresma, reserve um tempo para avaliar seu progresso em relação ao seu propósito. Faça ajustes conforme necessário e celebre suas realizações ao longo do caminho.

Lembre-se de que o propósito que você escolher deve ser pessoal e significativo para você. Não se preocupe em compará-lo com os dos outros; o importante é que ele ajude você a crescer espiritualmente e a se aproximar de Deus durante este tempo sagrado.

São João Paulo II: “A Quaresma ajuda os cristãos a penetrarem mais profundamente neste ‘mistério escondido desde tempos antigos’ (Ef 3, 9): leva-os a confrontarem-se com a Palavra de Deus vivo e pede-lhes que renunciem ao egoísmo a fim de acolherem a ação salvífica do Espírito Santo”.

São Leão Magno: “A Quaresma é tempo de limpar e enfeitar a casa por dentro. Convém que vivamos sempre de modo sábio e santo, dirigindo a nossa vontade e as nossas ações

para aquilo que sabemos agradar a Deus”.

São Francisco de Sales: “A Quaresma é o outono da vida espiritual, durante o qual colhemos os frutos para todo o ano”.

Dodi, Professo, pertença de aliança da Comunidade Transfiguração.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter
× Como posso te ajudar?