Transfiguração

Não ceder a tentação!

Para primeiro nós vencermos a tentação, antes nós precisamos entender de fato o que é a tentação, e não acabar confundindo-a com situações semelhantes como provações ou até mesmo tribulações.

Você sabe o significado da palavra tentação? No dicionário da língua portuguesa vem nos dizer:

1- Ato ou efeito de tentar; tentamento.
2- Impulso íntimo dirigido para o pecado, originado dos instintos inferiores ou da malignidade do tentador
3- Indução para o mal, por sugestões do diabo ou da sensualidade.

Somente lendo o significado dessa palavra nós já conseguimos ver claramente que a finalidade da tentação é nós fazer mal.

O fato curioso é que mesmo sabendo que a finalidade da tentação é nos afastar de Deus cada vez mais, porque mesmo assim eu acabo me deixando seduzir? Porque será que me aparece tantas tentações? É Deus que me tenta?

Para entendermos melhor tudo isso primeiro eu tenho que deixar bem claro na sua consciência que: DEUS NÃO TENTA NINGUÉM! 

Pois na carta de São Tiago vem nos dizer: 

“Ninguém, quando for tentado, diga: “É Deus quem me tenta”. Deus é inacessível ao mal e não tenta a ninguém. Cada um é tentado pela sua própria concupiscência, que o atrai e alicia. A concupiscência, depois de conceber, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte.” Tg 1, 13-15

Agora que nós já entendemos que essas tentações não vem de Deus e sim da nossa própria concupiscência, vamos para a próxima dúvida: Porque eu acabo me deixando seduzir?

E a resposta para essa pergunta nós vimos no parágrafo anterior que é a própria concupiscência. A concupiscência no homem é sua inclinação ao mal. Deus não criou o homem assim, mas por causa do pecado original, ficou essa mancha no homem a sempre o levar para atitudes pecaminosas . 

Enfim, agora que já sabemos o que é a tentação, e que, não é Deus que me tenta e que sou tentado por causa da minha própria concupiscência, vamos para a parte principal do nosso artigo: 

Como não ceder a tentação?

Primeiro nós precisamos entender que a tentação nos perseguirá até o fim das nossas vidas. O diabo não tem poder sobre nós, sobre nossas atitudes, o máximo que ele pode fazer é nos tentar. Conhecendo as nossas fraquezas, ele vai fazer de tudo para tentar nos seduzir, mas não perca a esperança, a oração, o jejum, e a caridade são as melhores armas para vencer a tentação. Todos os Santos da história da Igreja sofreram diversas tentações, mas por seu amor a Jesus eles venceram todas elas, pois  seu desejo de estar junto com Deus na eternidade era maior do que os seus desejos da carne.

“Feliz o homem que suporta a tentação. Porque, depois de sofrer a provação, receberá a coroa da vida que Deus prometeu aos que o amam.” Tg 1,12

Vander Sirino Maria- Discípulo de 2° ano.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter
× Como posso te ajudar?