É de conhecimento geral que o nosso mundo vem mudando a cada século e a cada passo que o homem dá na tecnologia, gerando progresso nos gerais sistemas existentes. Assim poderíamos afirmar que é de grande valor essas mudanças e esse bonito nome: Mundo Moderno, entretanto quanto mais o homem caminha em direção a novos horizontes, mais ele se afasta de sua existência e o por qual finalidade veio ao mundo: Ser santo e levar o nome de Jesus a quem necessitar. Poderíamos nos questionar, existe a possibilidade de voltarmos a caminhar com Jesus nesse mundo moderno? A resposta é sim! Podemos e devemos nos colocar neste mundo, não como o efeito manada, onde vamos com a maioria e com as modinhas que esse mundo traz, mas sim como um diferencial, jovens e pessoas que querem ser luz nesse mundo, não ignorando ele, mas sim o amando como o Senhor amou e usando aquilo que ele nos dá de bom a favor da evangelização.
Hoje não existe meio melhor e maior para a comunicação do que a internet. Existe um grande mover do mal para que esse meio seja corrompido e utilizado para a perdição da alma do homem, e embora tenha conseguido em partes, existe também um caminho que pode ser feito para o bem: Evangelização nas redes sociais, impulsionando Jesus através das redes.
Jesus no meio de hoje, parece algo sem graça e antiquado, suas palavras através de um olhar sem nenhuma espiritualidade parecem pertencer apenas para o seu tempo, entretanto os seus ensinamentos vão além de um período, são palavra viva e se confirmam até os dias de hoje.
Quantos que vivem uma vida infeliz e sem sentido que conhecemos, que buscam sempre uma realização superficial e a cada dia que passam querem mais e mais, no seu emprego e na suas aquisições de posses e materiais que trazem uma falsa ilusão de felicidade, porem passageira, pois a partir do momento que nasce algo melhor do que aquilo que lhe pertence a sua “alegria” cai por terra e a busca pelo melhor retorna, muitas vezes desgastando toda a sua vitalidade e tempo com suas famílias e amigos. Outras entretanto, buscam sentidos em ideologias e pensamentos que julgam explicar a existência do ser humano e acaba o tornando algo simplesmente corpóreo e que pode-se fazer facilmente o que quiser, ser o que quiser e também julgar o que é certo e errado por si mesmos, sem nenhuma punição ou direção.
Não são esses os caminhos que Jesus quer para nós, Ele nos quer ver crescer na espiritualidade. Toda inteligência e capacidade de criação vem de Deus, então toda evolução vem também de seus átrios, entretanto Ele quer que usamos tudo isso em favor de nossas almas, que não passam e que não acabam. Devemos lutar contra toda mentalidade mundana, focar nossas vidas em um sentido absoluto: Vida eterna. Travar um verdadeiro combate na luta pelos valores Cristãos, na busca de um povo que reconheça a sua necessidade de Deus, que reconheçam o valor de suas vidas, enxergando além de uma perspectiva dessa vida mortal, dando valor as pequenas coisas: Como o acordar e respirar no dia de hoje.
São João Paulo II, na sua encíclica, vem nos alertar sobre essa valorização: “Importa, depois, mostrar todas as consequências deste mesmo Evangelho, que se podem resumir assim: a vida humana, dom precioso de Deus, é sagrada e inviolável, e, por isso mesmo, o aborto provocado e a eutanásia são absolutamente inaceitáveis; a vida do homem não apenas não deve ser eliminada, mas há-de ser protegida com toda a atenção e carinho; a vida encontra o seu sentido no amor recebido e dado, em cujo horizonte haurem plena verdade a sexualidade e a procriação humana; nesse amor, até mesmo o sofrimento e a morte têm um sentido, podendo tornar-se acontecimentos de salvação, não obstante perdurar o mistério que os envolve; o respeito pela vida exige que a ciência e a técnica estejam sempre orientadas para o homem e para o seu desenvolvimento integral; a sociedade inteira deve respeitar, defender e promover a dignidade de toda a pessoa humana, em cada momento e condição da sua vida.” (evangelium vitae)
Concluímos que o mundo e a nossa sociedade podem mudar o quanto for, a nossa missão como filhos amados de Deus é manter os olhos no Evangelho e dar testemunho do mesmo, valorizando a vida e o amor eterno que recebemos. Somos preciosos, somos a criação perfeita do Senhor e não podemos desperdiçar tudo isso, comendo as migalhas de uma geração corrompida.
“Referi-vos essas coisas para que tenhais a paz em mim. No mundo haveis de ter aflições. Coragem! Eu venci o mundo.” (Jo 16), Coragem meus queridos irmãos, o Senhor batalha em nosso favor, então não devemos ter medo de ser a mudança que este mundo moderno necessita.
Deus Abençoe!
Suelem Brehmer Benvenutti.