Transfiguração

A importância de um bom exame de consciência

Estamos vivendo o tempo da Quaresma, e se aproxima a Páscoa do Senhor.

A Igreja pede a todos nós Cristãos que, ao especialmente neste tempo, voltemos nosso coração contrito para o arrependimento e conversão, através do sacramento da confissão.

É necessário que façamos um bom exame de consciência, para que: com o coração arrependido possamos viver esse tempo de conversão, junto a cruz do nosso Senhor, para alcançarmos a verdadeira ressurreição e ressignificação.

Mas como fazer um bom exame de consciência? A igreja, o catecismo, todos os documentos e hoje em dia, a própria internet, servem de guias para que possamos fazê-lo. Porém, um modo muito simples e eficaz, se dá por meio dos 10 mandamentos deixados pelo próprio Deus, que nos serve de seta para esse exame. É interessante que antes da confissão, façamos esse exame, com uma profunda humildade, e se possível, anotações, de todos os mandamentos e contravenções que possamos fazer contra eles.

Contra o 1º mandamento: Creio fielmente em tudo que Deus revelou? Li, propaguei, ou ofendi a minha religião? Frequentei centros espíritas, ou algum lugar que ofenda a minha fé? Acessei ocultismo, ou qualquer coisa que não fosse nossa fé? Falei mal de Deus, Jesus ou Maria Santíssima?

Contra o 2º mandamento: Profanei o Santíssimo sacramento? Faltei com respeito? Blasfemei contra Deus e a Igreja?

Contra o 3º mandamento: Deixei de ouvir a santa Missa inteira? Me atrasei? Faltei por motivo Hostil? Faltei aos preceitos?

Contra o 4º mandamento: Desonrei meus pais? Faltei com respeito e amor? Deixei de acolhê-los em sua velhice? Faltei com paciência? Deixei de batizar meu filho, ou atrasei seu batismo por qualquer motivo?

Contra o 5º mandamento: Odiei meu próximo? Desejei o mal? Invejei? Faltei com caridade com os pobres e doentes?

Contra o 6º e 9º mandamento: Olhei para o outro com cobiça? Desejei ou seduzi o outro? Cometi adultério, ou desejei cometer? Pratiquei masturbação? Fornicação? Acessei pornografia? Piadas indecentes? Ou usei roupas para chamar atenção do outro?

Contra o 7º e 8º mandamento: Roubei ou menti? Me aproveitei do outro? Superfaturei? Tive vícios em jogos, drogas, e outras coisas que fizessem eu me auto denegrir?

Esses são alguns exemplos do que podemos usar para um bom exame de consciência. Mas aprofunde-se nos mandamentos, busque ter um coração contrito, que reconhece sua miséria e necessidade da misericórdia de Deus. Acima de tudo, a consciência de um cristão precisa sempre estar atenta ao que o Espírito Santo nos avisa, ele sempre vai querer nos preservar e nos ajudar no caminho de santidade. Que tenhamos uma Santa Quaresma, e uma verdadeira conversão.

Valéria de Oliveira Martins, consagrada e pertença de aliança Transfiguração.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter
× Como posso te ajudar?