SER TRANSFIGURAÇÃO

A Festa da Transfiguração do Senhor, celebrada no dia 06 de agosto, se constitui em um momento especialíssimo para a Igreja e de forma ainda mais expressiva à Comunidade Católica Transfiguração, cujo nome foi inspirado nesse episódio maravilhoso da vida de Jesus.
Em seu infinito amor, Jesus proporcionou a três Apóstolos testemunhar a realidade da transfiguração, oportunizando-nos com isso vislumbrar a possibilidade de nos tornarmos resplandecentes da glória de Deus!
O episódio narrado nos evangelhos sinóticos (Mateus, Marcos e Lucas) apresenta Jesus transfigurado, em comunhão com Moisés e Elias, sob o testemunho de Pedro, Tiago e João, tendo o Pai envolvido-os em uma nuvem e manifestado: “Eis o meu filho amado, escutai-o!” Pedro, extasiado, maravilhado com a visão ímpar, sugeriu construir tendas para ali permanecerem, porém logo Moisés e Elias já não estavam com eles…
O seguimento de Jesus proporcionou aos Apóstolos muitas oportunidades para viver experiências maravilhosas, sendo o momento da sua transfiguração uma das mais sublimes. Também nós, seguindo Jesus, nos tornando íntimos dele, somos convidados a vivenciar a união com o eterno (simbolizado pela presença de Moisés e Elias) e ouvir a própria voz do Pai, que nos concita a escutar (e praticar) o que Jesus diz.
Transfiguração é o que nos cumpre, como cristãos, buscar diariamente, em todos os aspectos do viver, seguindo a orientação de Maria Santíssima aos serventes da festa, nas bodas de Canaã: “Fazei tudo o que Ele vos disser!”
Buscando a Palavra de Deus, alimentando com ela nossas almas, fazendo o que Jesus diz para ser feito, vamos nos configurando a Ele, “tornando nossa figura” semelhante à Dele… Esse é o sentido profundo da transfiguração que somos chamados a realizar em nosso viver: nos renovarmos, dia a dia, passo a passo, substituindo os nossos padrões humanos decaídos pela maravilhosa forma de vida de Jesus, que é o próprio amor encarnado!
Fazendo dessa busca de transfiguração o objetivo de nossas vidas, tornamo-nos, gradual e progressivamente, como espelhos que refletem o amor apaixonado de Jesus, irradiando por onde passamos a glória de Deus que vai se tornando presente em nós.
Para nós Comunidade Católica Transfiguração essa data é de suma importância. Nosso dia será baseado em comemorar a transfiguração do Senhor, teremos um dia fraterno, mas sem esquecermos claro, daquele que é o motivo principal da festa. Ser Transfiguração é algo que vai além de simples palavras. Porem três dos nossos irmãos em algumas palavras quiseram transmitir o que é ser transfiguração.
Ser transfiguração é ter a certeza que o Tabor nos espera, que a nossa alegria é completa junto com o Senhor, quando nos encontramos com Ele, seja na adoração ou no rosto de cada irmão do nosso dia a dia, com seu rosto transfigurado, brilhante e pronto a nos ensinar algo.É superar-se em todo instante, lutando contra os desejos da carne e desejando as virtudes para alcançarmos o céu, é ver na dor um bem maior e ver a graça de Deus nas pequenas coisas.Eu amo ser transfiguração, sei que aqui meu coração é completo, sei que posso ser aquela que dá água aos quem tem sede, sendo assim reflexo de um Cristo amoroso e misericordioso. (Suelem- Pre-1- Casa de missão Santo Elias)

Ser transfiguração é assim como um padre que tem a sua vocação, assim como um fundador de comunidade, como o Jamir, que tem um carisma, que ouviu o chamado de Deus e o seguiu. Essa pessoa só vai ser completa de verdade fazendo a vontade de Deus. Assim, eu também vocacionado, como transfiguração, creio ser um carisma que Deus tinha para mim desde o meu nascimento, então vivendo esse carisma, sendo transfiguração, eu passo a ser completo, eu passo a ser aquilo que Deus quer, faço o plano de Deus. Ser transfiguração pra mim é ser completo dentro da vontade de Deus. (Roberto Soares-Consagrado- Casa de missão São Pedro)

Ser Transfiguração para mim é me deixar ser encontrada diariamente pelo Transfigurado aonde deixo minhas misérias,meus medos para ser transformada e renovada por Cristo.
O Carisma tem me apontado um caminho de santificação que faz de mim uma mulher mais íntima de Deus, consciente das minhas fragilidades e qualidades, aberta a conhecer as pessoas e a testemunhar a alegria de servir ao Senhor. (Juliana Pereira- Consagrada-Casa de missão São Tiago)

Que o Senhor nos abençoe para que possamos nos tornar cada vez íntimos e configurados a Ele! De modo que, conforme com as palavras de Santa Paula Frassinetti: “O Senhor […] (nos) encha do seu Espírito e […] (nos) converta em outras tantas chamas ardentes que, onde tocarem, acendam o fogo do amor de Deus”.

 

– André Luiz Alves, aspirante ao carisma Transfiguração