Santa Teresa De Ávila

Hoje a igreja comemora o dia desta Santa tão importante para todos nós, a Santa que reformou o Carmelo, e que conquistou o coração de muitos católicos.
Santa Teresa De Ávila nasceu em Ávila na Espanha no ano de 1515. Teve uma educação muito rígida e cuidada pelos pais.
Sua mãe faleceu quando Teresa tinha 14 anos. Então seu pai a levou para estudar no convento das Agostinianas. Mas quando Teresa leu as cartas de São Jerônimo, disse a seu pai que iria se tornar religiosa. Seu pai porém muito rígido a proibiu, mas com 20 anos, Teresa foge para o convento Carmelita de Encarnacion.
Santa Teresa porém passa por um longo período de provação, sua saúde sempre foi muito debilitada, em um desses períodos chegou a passar 3 dias em coma, chegaram inclusive abrir uma cova para ela. O pai, porém, não permitiu que ela fosse enterrada. De fato, Teresa saiu do coma e, dias depois, as irmãs a surpreenderam engatinhando no chão do quarto e louvando a Deus.

Após uma longa e difícil recuperação, Teresa abandonou a vida de oração. Nesse mesmo tempo, o seu virtuoso pai, ao contrário, passou a praticar com intensidade a oração. Gostava de conversar com a filha sobre a vida espiritual e ela não tinha coragem de lhe contar que já não praticava a sua oração íntima e pessoal, rezando somente a oração com o coro.

Após a morte do pai, Teresa voltou decididamente à oração. Tinha o que chamava de “determinada determinación” [1]. Em uma época na qual as mulheres eram tidas como fracas, como o sexo frágil, ela, ao contrário, sempre foi uma mulher muito forte e decidida.

Um belo dia, rezava diante de uma imagem de Jesus sofredor, coroado de espinhos, flagelado e com as mãos atadas e perguntou-lhe por que Ele sofria tanto. Ao que Ele respondeu – num dom místico extraordinário – que sofria por causa das conversas vãs travadas por ela no parlatório. A partir daí, Teresa se converteu. Estava com 40 anos de idade quando iniciou a sua vida mística.
Após 25 anos no Carmelo pede permissão para fundar novas casas, com uma vida mais austera e com menos irmãs.
Conseguiu depois de muita luta, a autorização de Roma para separar a ordem das carmelitas descalças, e para São João da Cruz, deixou a missão de escrever as regras dos mosteiros masculinos.
Oito anos antes de morrer, foi-lhe revelado a hora da sua morte, aumentando ainda mais o seu amor por Deus.
Santa Teresa morreu no dia 04 de outubro de 1582, com 67 anos.
Santa Teresa é considerada uma das santas mais inteligentes, e deixou várias obras escritas, para que assim como ela pudéssemos ter cada dia mais intimidade com Deus.
Que possamos pedir a intercessão de Santa Teresa e que assim como ela possamos exercer a nossa paciência, e amor a Jesus.
“…Nada te perturbe, nada te amedronte tudo passa a paciência tudo alcança… a quem tem Deus nada falta só Deus basta… Santa Tereza D’avila…”