Sagrado Coração de Jesus // Solenidade

O dia do Sagrado Coração de Jesus se comemora na primeira sexta-feira após o Corpus Christi, portanto, muda de data todos os anos. Porém essa devoção é estendida pela Igreja Católica ao longo de todas as primeiras sextas-feiras de cada mês. Consiste na veneração do Coração de Jesus, do mais íntimo de seu amor. Esta devoção é lembrada e comemorada com grande festa litúrgica, de alta importância para os devotos.

A comemoração deste dia decorre de um pedido do próprio Jesus Cristo feito à freira Santa Margarida Maria de Alacoque, no século XVI, durante uma exposição do Santíssimo Sacramento. Santa Margarida recebeu a seguinte missão de Jesus: “Peço que se celebre uma festa especial para honrar meu coração, e que se comungue nesse dia para pedir perdão e reparar os ultrajes por ele recebidos durante o tempo em que permaneceu exposto nos altares.”

Nesta data os cristãos realizam atos solenes de reparação e retribuem com adoração as grandes provas de amor que Jesus dá a toda a humanidade. Ao olharmos a imagem do Sagrado Coração de Jesus, podemos notar que o mesmo aparece fora do peito, com uma cruz cercada de espinhos e ardendo em chamas.

O coração fora do peito significa o grande amor de Deus pela humanidade. As chamas indicam que esse amor está vivo e atual. O fogo representa o Espírito Santo, que aquece os nossos corações com sua presença salvadora e amorosa. Os espinhos simbolizam a indiferença do ser humano ao amor de Jesus: a mesma indiferença que gera o pecado e fere o coração de Cristo.

Falar do Sagrado Coração de Jesus é falar do próprio Cristo, um Deus que se fez carne, que assumiu a nossa condição humana. A devoção ao Sagrado Coração de Jesus nos recorda o quanto Deus nos ama e age por amor. Só podemos retribuir esse amor amando como Ele nos ama: um amor tão grande que chegou ao ponto de entregar a própria vida por nós, que deixou o próprio coração ser ferido por amor a todos os homens.

A Comunidade Católica Transfiguração nos convida a celebrar essa data de forma especial: nos deixando envolver por esse amor que cura as nossas feridas e nos faz desfrutar os dons de Deus. Não existe amor maior do que esse que encontramos no coração de Jesus e nem força mais potente para colocar entre nós e construir um mundo de amor e paz!

É com firme confiança no Sagrado Coração de Jesus que encontramos apoio, força, sentido e esperança para enfrentarmos as batalhas do nosso dia a dia!

Tire um tempo nessa sexta-feira para meditar e adorar esse Coração, e que as chagas do coração aberto de Jesus possam curar as feridas que porventura ainda se encontram nos nossos corações!

Deus abençoe!

Por: Cláudia Brusamarello