Nossa Senhora do Rosário

 A Trindade Santíssima ampara de modo especial os pequeninos, os desvalidos, os desprovidos de recursos… É o que se observa em tantos episódios das Sagradas Escrituras, tendo Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo manifestado expressamente, em Mateus, 11, 25: “Eu te bendigo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequenos.”

Neste mesmo sentido se constata a atuação piedosa da Santíssima Trindade, tendo Maria Santíssima como sua mediadora por excelência, ao inspirar a récita do Santo Rosário: os monges iletrados, que não conseguiam ler os Salmos, tiveram no simples e poderoso “Saltério Angélico”, ou seja, na récita das palavras pronunciadas ou inspirados pelos Santos Anjos no novo testamento, um substituto acessível e eficacíssimo para “não ficarem para trás” nas suas devoções diárias. Enquanto os monges letrados recitavam todos Salmos na oração da Liturgia da Horas, eles simplesmente recitavam, intercalando com o Pai Nosso e o Glória ao Pai: “Ave Maria cheia de graça! O Senhor é convosco! Bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre: Jesus!”

A história da maravilhosa origem, desenvolvimento e aplicação da devoção do Santo Rosário (https://santo.cancaonova.com/santo/nossa-senhora-do-rosario/) revela de forma altamente expressiva o poder dessa devoção, tendo sido determinante em um episódio histórico crucial: a batalha de Lepanto, em 07 de outubro de 1571. Em circunstâncias muito adversas, em que as chances de vitória eram muito pequenas, o exército cristão, comandado por João da Áustria, venceu os turcos que pretendiam invadir a Europa. O Papa Pio V convocou os cristãos, na ocasião, para que rezassem o Santo Rosário e a intervenção divina obtida como resultado das orações foi fundamental para essa vitória. Assim, a data de 07 de outubro foi instituída naquele mesmo dia para homenagear Maria Santíssima como Nossa Senhora do Rosário.

Entre os inúmeros tesouros que nos proporciona a Santa Mãe Igreja, o Santo Rosário é um dos mais preciosos. Santo Padre Pio tinha o hábito de rezar muitos rosários todos os dias, considerando-o a grande arma para enfrentar os desafios.

Cientes do poder maravilhoso dessa simples devoção, rezemos diariamente o Santo Rosário por nós mesmos, por nossas famílias e pelo mundo inteiro! Deus seja imensamente louvado pela sua piedade para conosco! Que Nossa Senhora do Rosário intercede por nós!