Liturgia Diária


6ª-FEIRA DA 16ª SEMANA - TEMPO COMUM

Eu vos darei pastores segundo o meu coração;
e em torno de Jerusalém se reunirão todos os povos.
Leitura do Livro do Profeta Jeremias 3, 14-17
Convertei-vos, filhos, que vos tendes afastado de mim, diz o Senhor, pois eu sou vosso Senhor; vou tomar-vos, um de uma cidade e dois de uma família, e vos reconduzirei a Sião;
eu vos darei pastores segundo o meu coração, que vos apascentarão com clarividência e sabedoria.
Quando vos tiverdes multiplicado e crescerdes na terra, naqueles dias, diz o Senhor, não se falará mais da'arca da aliança do Senhor`; ela não virá à memória de ninguém, não se lembrarão dela, não a procurarão nem fabricarão outra.
Naquele tempo, chamarão Jerusalém Trono do Senhor, em torno dela se reunirão, em nome do Senhor, todos os povos; eles não se deixarão mais levar pelas inclinações de um coração mau.
Palavra do Senhor.
O Senhor nos guardará qual pastor a seu rebanho.
Ouvi, nações, a palavra do Senhor / e anunciai-a nas ilhas mais distantes: / 'Quem dispersou Israel, vai congregá-lo, / e o guardará qual pastor a seu rebanho!'
R.
Pois, na verdade, o Senhor remiu Jacó / e o libertou do poder do prepotente. Voltarão para o monte de Sião, / entre brados e cantos de alegria afluirão para as bênçãos do Senhor:
R.
Então a virgem dançará alegremente, / também o jovem e o velho exultarão; / mudarei em alegria o seu luto, / serei consolo e conforto após a guerra.
R.
Aquele que ouve a palavra e a compreende.
Esse produz fruto.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 13, 18-23
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
Ouvi a parábola do semeador:
Todo aquele que ouve a palavra do Reino e não a compreende, vem o Maligno e rouba o que foi semeado em seu coração. Este é o que foi semeado à beira do caminho.
A semente que caiu em terreno pedregoso é aquele que ouve a palavra e logo a recebe com alegria;
mas ele não tem raiz em si mesmo, é de momento: quando chega o sofrimento ou a perseguição, por causa da palavra, ele desiste logo.
A semente que caiu no meio dos espinhos é aquele que ouve a palavra, mas as preocupações do mundo e a ilusão da riqueza sufocam a palavra, e ele não dá fruto.
A semente que caiu em boa terra é aquele que ouve a palavra e a compreende. Esse produz fruto. Um dá cem, outro sessenta e outro trinta. '
Palavra da Salvação.

SANTA MARIA MADALENA - SANTORAL

Encontrei o amor de minha vida.
Leitura do Livro do Cântico dos Cânticos 3, 1-4a
Eis o que diz a noiva:
Em meu leito, durante a noite, busquei o amor de minha vida: procurei-o, e não o encontrei.
Vou levantar-me e percorrer a cidade, procurando pelas ruas e praças, o amor de minha vida: procurei-o, e não o encontrei.
Encontraram-me os guardas que faziam a ronda pela cidade. 'Vistes por ventura o amor de minha vida?'
E logo que passei por eles, encontrei o amor de minha vida.
Palavra do Senhor.
A minh'alma tem sede de vós, Senhor!
Sois vós, ó Senhor, o meu Deus! / Desde a aurora ansioso vos busco! / A minh'alma tem sede de vós, / minha carne também vos deseja, / como terra sedenta e sem água!
R.
Venho, assim, contemplar-vos no templo, / para ver vossa glória e poder. Vosso amor vale mais do que a vida: / e por isso meus lábios vos louvam.
R.
Quero, pois vos louvar pela vida, / e elevar para vós minhas mãos!A minh'alma será saciada, / como em grande banquete de festa; / cantará a alegria em meus lábios, / ao cantar para vós meu louvor!
R.
Para mim fostes sempre um socorro; / de vossas asas à sombra eu exulto!Minha alma se agarra em vós; / com poder vossa mão me sustenta.
R.
Mulher, por que choras? A quem procuras?
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 20, 1-2. 11-18
No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus, bem de madrugada, quando ainda estava escuro, e viu que a pedra tinha sido retirada do túmulo.
Então ela saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: 'Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram'.
Maria estava do lado de fora do túmulo, chorando. Enquanto chorava, inclinou-se e olhou para dentro do túmulo.
Viu, então, dois anjos vestidos de branco, sentados onde tinha sido posto o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés.
Os anjos perguntaram: 'Mulher, por que choras?' Ela respondeu: 'Levaram o meu Senhor e não sei onde o colocaram'.
Tendo dito isto, Maria voltou-se para trás e viu Jesus, de pé. Mas não sabia que era Jesus.
Jesus perguntou-lhe: 'Mulher, por que choras? A quem procuras?' Pensando que era o jardineiro, Maria disse: 'Senhor, se foste tu que o levaste dize-me onde o colocaste, e eu o irei buscar'.
Então Jesus disse: 'Maria!' Ela voltou-se e exclamou, em hebraico: 'Rabunni' (que quer dizer: Mestre).
Jesus disse: 'Não me segures. Ainda não subi para junto do Pai. Mas vai dizer aos meus irmãos: subo para junto do meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus'.
Então Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: 'Eu vi o Senhor!', e contou o que Jesus lhe tinha dito.
Palavra da Salvação.