Dia do Profeta Moisés

Moisés, o santo profeta celebrado em 04 de setembro*

O profeta Moisés, um dos protagonistas do momento da Transfiguração de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, foi um servo de Deus que desempenhou um papel fundamental na história da salvação.

Seu chamado se deu já na velhice e, em que pese todas as dificuldades, manteve-se fiel na liderança do povo de Deus em um dos períodos mais delicados e tortuosos, superando, com o auxílio divino, diversos e graves desafios.

CU060711-001hr

A murmuração, a ingratidão e a má vontade do povo, que se observa reiteradamente nas Sagradas Escrituras, tiveram no tempo de Moisés expressões agudas, tendo ele desempenhado um papel de exemplar mediador, invocando por diversas vezes a misericórdia divina – que geralmente foi concedida.

Cumpre-nos reverenciar com profundidade esse santo do Antigo Testamento e refletir sobre o quanto devemos ser-lhe gratos por ter suportado com resignação a ingratidão e a má vontade de nossos antepassados. E fazer também da celebração do seu dia oportunidade para refletir o quanto podemos melhorar como servos de Deus, superando os ímpetos da murmuração e determinando-nos a atuar com docilidade e obediência.

Com a consciência da glória divina que nos espera, da qual se constitui sinal maravilhoso a aparição de Moisés e Elias junto com Jesus no Monte Tabor, prossigamos com determinada determinação – como nos ensina Santa Tereza d´Ávila – na jornada da busca da santificação do viver!

* André Luiz Alves – Aspirante a Consagrado de Aliança da Comunidade Católica Transfiguração