Pular para o conteúdo

DIA DO CONSAGRADO- 02 de Fevereiro

02 de fevereiro, dia do consagrado

As palavras de Jamir José de Souza, fundador da Comunidade Católica Transfiguração, expressam o que significa para nós a vida consagrada. “Hoje é dia do consagrado. Estou aqui para dizer da minha alegria em ter você conosco no Carisma Transfiguração. Consagrado é aquele que decidiu viver com o sagrado. E o sagrado que Deus nos deu, que Jesus nos deu, é o nosso carisma. É a manifestação particular dele próprio para cada um de nós. E nós não somos mais uma pertença, mas nos tornamos parte, nos tornamos um com o carisma. Louvado seja Deus pela sua vida, consagrado ao Carisma Transfiguração! Que Deus abençoe, hoje e sempre, você e a sua casa. O Pai, o Filho e o Espírito Santo! Amém!”

Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, em sua infinita sabedoria, suscita em cada tempo e lugar carismas específicos, ou seja, manifestações particulares dele próprio para serem vivenciadas por grupos de fiéis chamados a fazer parte de tais carismas. O carisma da Comunidade Católica Transfiguração, inspirado ao nosso fundador, se expressa na sentença: “Refletir o amor apaixonado de Jesus”. Esse é o grande foco de luz que dirige a vida do consagrado transfiguração.

As palavras não são capazes de retratar o que significa esse “ser um com o carisma” – somente quem buscar vivenciá-lo poderá compreender. Porém, exultantes de uma alegria inefável, compartilhamos o que está documentado em nosso Instituto de Vida Consagrada, a Comunidade Católica Transfiguração, sobre o seu núcleo e suas irradiações.

Quem somos

 Somos missionários católicos que vivem em comunidade para viver a radicalidade do Evangelho na vida fraterna, sendo um sinal do poder transformador de Deus no meio dos homens. Um povo chamado pelo Senhor a viver juntos, construir uma obra que é dele e vivendo a profecia fundante: “Viverás das consequências do louvor e da adoração!” Esta profecia remete a nós uma graça particular que Deus nos dá para viver, o Carisma Transfiguração.

Nosso carisma

Refletir o amor apaixonado de Jesus, tendo como base o louvor, a adoração e a vivência da Palavra de Deus.

Nossa missão

Resgatar os que estão afastados, se perderam, desanimaram ou que abandonaram a fé. Levar a transformação a todos os filhos amados de Deus.

 

 

Nossas 7 regras de vida

Amar e perdoar (a todos, sem esperar retorno).

Louvar, adorar a Deus e vivenciar sua Palavra.

Acolher no Amor (a todos, sem distinção, no amor de Jesus).

Viver a alegria da salvação (as alegrias do céu aqui na terra).

Ter (cultivar) um espírito de firmeza (decidido).

Ter (cultivar) um coração puro para a comunhão diária.

Ter (cultivar) a consciência da alegria de ser católico (por ter encontrado e tomado posse da graça de usufruir dos tesouros do Reino de Deus – Mateus 13, 44).

 

Dimensões do Carisma Transfiguração

 Alegria da salvação (viver as alegrias do céu aqui na terra).

Acolhimento no amor (acolher a todos, sem exceção, no amor de Jesus).

Amor gratuito (amar sem esperar retorno).

 

Oração diária Comunidade Católica Transfiguração

Ó meu Deus, criai em mim um coração puro e renovai-me o espírito de firmeza. De vossa face não me rejeiteis, e nem me priveis de vosso Santo Espírito! Restituí-me a alegria da salvação e sustentai-me com uma vontade generosa!

Assim queremos viver a fraternidade interna do carisma de refletir o amor apaixonado de Jesus pelo mundo, como família de consagrados, vivendo em pertença de vida e aliança a caridade fraternal!

Detestando o mal e honrando uns aos outros, serviremos ao Senhor no zelo e no fervor do espírito, sem preguiça nem fingimento, com alegria, paciência e esperança diante do combate.

Promovendo a hospitalidade, abençoando e vivendo em boa harmonia com todos, não querendo ser sábios aos nossos próprios olhos, mas sendo solidários, vencendo o mal com o bem e vivendo em paz com todos.

Então aos maus ensinareis vossos caminhos e voltarão a vós os pecadores. Amém!

 

Sentiu-se tocado com o conhecimento da essência da Comunidade Católica Transfiguração? Deseja empreender a caminhada mais fascinante e maravilhosa que se pode imaginar, que leva a tornar-se um com Jesus? Vem conosco!

Deus abençoe copiosamente sua vida!