CORPUS CHRISTI- Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo

CORPUS CHRISTI

Nessa quinta feira dia 03 de junho comemoramos “Corpus Christi”, uma das maiores festas da igreja Católica, pois é o único dia do ano que o Santíssimo Sacramento sai em procissão as nossas ruas. Nesta festa os fieis louvam e agradecem a Deus pelo dom da Eucaristia, no qual o próprio Senhor se faz presente, como alimento e remédio para a nossa alma. A Eucaristia deve ser a fonte e o centro da nossa vida, pois nela está contido o próprio Cristo.

A festa de Corpus Christi começou no século 13, em 1243, na cidade de Liége na Bélgica, quando a freira Juliana de Cornion, afirmou que havia tido visões em que Cristo lhe mostrava o desejo que a Eucaristia fosse comemorada em grande forma. Em 1258, Papa Urbano VI tomou conhecimento e fez com que a celebração fosse festejada universalmente. A famosa procissão, aonde o Santíssimo Sacramento é levado as ruas foi criada em 1274, porem apenas no século 17 que ela ganhou a forma que tem nos dias de hoje e se tornou um grande cortejo.

A Eucaristia é um dos sete sacramentos e foi instituído na Ultima Ceia, na quinta-feira Santa. Por esse motivo Corpus Christi se celebra sempre numa quinta-feira, 60 dias após a Pascoa.

O costume de se enfeitar as ruas com enormes tapetes coloridos, aonde são usados borra de café, serragem, flores e até mesmo roupas, que logo após são doadas, aonde representam a imagem de Jesus, entre outras figuras religiosas, surgiu em Portugal.

Essa data tornou-se feriado em 1961. Em algumas partes do mundo, fiéis católicos comemoram essa data de formas diferentes, porem sempre exaltando o nome do Senhor e a grandeza de podermos nos alimentar do seu corpo e sangue.

No Peru, a maior festa é realizada em Cusco. Milhares de pessoas lotam as ruas do centro em um desfile colorido, carregando santos, pratos típicos.

A Itália é o berço dessa celebração e encanta com um festival de tapetes floridos. As ruas ficam cobertas de flores.

Na Espanha, ela é realizada em Toledo, a caminhada começa cedo, e é guiada pela cavalaria da Guarda Civil. A caminhada segue pelas ruas, levando medalhas, bandeiras, imagens, aonde os fieis entoam hinos de adoração ao Santíssimo.

A Venezuela entra em festa, principalmente na cidade de San Francisco, as pessoas se vestem com roupas coloridas e fazem danças pelas ruas.

Em Portugal, é realizado procissão com o santíssimo Sacramento.

Na Inglaterra se comemora desde 1318, e além dos tapetes, nesse dia também se realiza a primeira comunhão de muitas pessoas, principalmente das crianças que recebem a Eucaristia, e em algumas cidades, os fiéis celebram o feriado por dois dias.

No Brasil a data é ponto facultativo, e é feriado em algumas cidades, aonde são realizadas procissões com o Santíssimo Sacramento, e a confecção dos tapetes.

Muitas pessoas ainda tem dúvidas sobre a importância e os milagres da sagrada Eucaristia. Em 1983 foi publicada uma matéria que falava sobre os mais de 130 milagres eucarísticos no mundo todo, metade deles ocorrido na Itália.

O primeiro milagre, e um dos mais conhecidos, aconteceu há mais de 12 séculos. Por volta dos anos 700, na cidade de Lanciano, viviam os monges de São Basílio, entre eles havia um em especial que se fazia notar pelo seu conhecimento mundano. Sua fé era vacilante, e todos os dias ele era perseguido pela duvida de que a hóstia não seria o corpo e o sangue de Cristo.  Foi quando numa celebrando a Santa Missa, e muito atormentado pela dúvida, após proferir as palavras de Consagração, ele viu a hóstia converter-se em carne e sangue. Ao voltar do êxtase que se encontrava, com os olhos banhados de lagrimas, disse aos fieis que ali estavam, que pudessem admirar pois o próprio Deus se aproximou, fazendo-se presente em carne e sangue.

No dia 28.03.1171 na Basílica de Santa Maria, o Padre Pedro Verona celebrava a missa de Pascoa, no momento de partir o pão consagrado, a hóstia se transformou em carne, da qual saiu um fluxo de sangue que atingiu a parte superior do altar, cuja as marcas são visíveis até hoje.

Para os dias de hoje, temos em especial um jovem beato, Carlos Acutis, que com seus 15 anos nos deixou um exemplo de amor ao Santíssimo Sacramento. Carlos Acutis nasceu em Londres no dia 03.05.1991, um jovem apaixonado pela Eucaristia. Carlos foi um jovem além da sua idade, com ele podemos aprender que não devemos nos acomodar no nosso mundo, mas devemos ver as necessidades do nosso próximo, pois é nos mais fracos que encontramos o rosto de Cristo. Seu testemunho indica a todos nos que a verdadeira felicidade se encontra colocando Deus em primeiro lugar na nossa vida, amando a Eucaristia.

Nesses três pequenos testemunhos podemos ver a grandeza que se esconde na sagrada Eucaristia. Muitos milagres e curas são realizados quando deixamos que o nosso corpo se una ao corpo e sangue de Cristo.

Nós da Comunidade Católica Transfiguração, da casa mãe e missões, vivemos o dia de Corpus Christi dedicado totalmente a Igreja. Participamos da Santa Missa, ajudamos na confecção dos tapetes, e ao voltar para casa, passamos um dia em oração, adoração, louvando a Jesus pela sua entrega a cada um de nós.

Que nós pessoas de fé possamos dar o devido valor a esse dia, é não apenas pensarmos ser mais um “feriado”, pois Jesus se fez carne e sangue para habitar em nós, e que nós possamos estar em comunhão todos os dias com Ele.

Um abençoado Corpus Christi a todos nós!!

Cláudia Brusamarello