Conheça a Horta Comunitária Transfiguração!

  • por

Plantamos verduras, colhemos vida!

A horta comunitária Transfiguração nasceu no primeiro momento para suprir uma necessidade urgente na cozinha (tempero verde) onde, se estendeu para um pequeno cultivo de alface. Entretanto, desde o início da Comunidade em Itajaí, sempre houve o anseio de algo mais completo, onde iniciava-se e encerrava-se, pois, a demanda missionária não proporcionava exclusividade no cuidado diário.
Com o desejo sempre vivo de um local para o cultivo e com o início da pandemia, novamente foi dado continuidade à pequena horta. Num início tímido mas com a esperança de algo grandioso, aos poucos a terra seca e cheia de mato foi tomada pelo trabalho diário. E este trabalho foi transformando um espaço não tão frequentado por canteiros, que geometricamente não são perfeitos, mas dentro deles, a terra seca encharcada com o suor da determinação e fé que gerou não só os frutos, mas também a vida que buscamos no Carisma Transfiguração.
Sabemos dos benefícios a nossa saúde em nos alimentarmos com produtos orgânicos ao qual produzimos. E qualquer pesquisa simples confirma esta afirmação. Porém, nós missionários, sempre estamos atentos a tudo que nossos apostolados proporcionam, logo, buscamos também levar todo aprendizado para nosso crescimento espiritual. Ora, já fomos terras improdutivas, mas com esperança e perseverança com um trabalho continuo, mesmo tortos, por graça extraordinária, geramos vida.
Perseverança, fé, determinação, esperança, zelo e disposição fazem parte dessa grande construção e transformação de um pequeno espaço para daqui a pouco colhermos aquilo que plantamos: (alface, abobora, nabo, almeirão, rúcula, couve, brócolis, repolho, tomate, beterraba, cenoura, cebolinha verde, salsinha, batata inglesa, manjericão, coentro e alfavaca); também encontramos nesse espaço: hortelã, boldo, cana de cheiro, malva e babosa. Tudo num espaço à disposição para os pequenos e grandes anseios.
É uma questão de perspectiva, e entenderemos que sim, é possível.